IPVA 2021 PR – Hoje em dia existe imposto praticamente sobre tudo. Alguns são uma maneira de pagar a importação dos produtos, outros são apenas para arrecadar dinheiro, como no caso do IPVA, que é o imposto cobrado a quem possui um veículo, seja ele carro, moto ou caminhão.

Pagar o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) é uma obrigação anual dos proprietários de veículos terrestres, isso vale para todo o país. No Paraná não é diferente, a redução do tributo é progressiva e ocorre conforme a idade do veículo. Em caso de veículos novos, o primeiro IPVA 2021 PR já é pago no ato do registro do veículo.

IPVA 2021 PR

O valor do IPVA a ser pago a cada ano é definido de acordo com o modelo do carro, além de ano de fabricação, entre outros detalhes do carro. Por isso, cada pessoa paga um valor de IPVA, aquele que é adequado para o seu veículo.

Caso o dono não pague o IPVA 2021 PR na data certa, ele ficará proibido de circular livremente com seu carro em vias públicas. Caso seja parado com documentos e IPVA atrasado, o carro será apreendido, além de receber uma multa e perder pontos na carteira. Por isso, procure saber mais informações sobre como consultar e efetuar o pagamento do seu IPVA para evitar possíveis problemas.

  • Leia também: IPVA São Paulo.

Consulta e Pagamento IPVA 2021 PR

A consulta do valor do IPVA 2021 PR pode ser feita através dos portais da Secretaria de Estado da Fazenda do PR (ou do DETRAN (http://www.detran.pr.gov.br/). Para que os dados sejam enviados com precisão até o proprietário de veículo é necessário inserir nos campos solicitados o número da placa do veículo e o número de documento de RENAVAM. Além de informações sobre o IPVA 2021 PR, o usuário também pode, pela internet, consultar demais informações de interesse acerca de veículos e habilitações em geral.

O pagamento do IPVA 2021 PR pode ser feito em qualquer banco conveniado ao DETRAN. Se o proprietário do veículo for correntista, poderá realizar o pagamento pelo autoatendimento ou pela internet, através do portal da instituição financeira.

Para correntistas e não correntistas que querem efetuar o pagamento do IPVA 2021 PR apenas pelos terminais de autoatendimento das agências, apenas o Banco do Brasil oferece esta modalidade. Para efetuar o pagamento do IPVA 2021 é preciso ter em mãos números de documento como RENAVAM e licença do veículo, mas também é possível gerar um boleto IPVA 2021 PR e tornar a transação ainda mais fácil. Seja na primeira ou segunda via, o boleto pode ser retirado pelo site do DETRAN de cada estado.

Quem conseguir pagar o IPVA 2021 à vista, receberá um desconto bem significativo, mas o IPVA poderá ser parcelado em até três vezes, mas o proprietário do veículo não ganhará o desconto, tendo a primeira parcela que ser paga em janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *