Programa oferece utilização da nota do Enem para ingresso no Ensino Superior

O Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido como SISU, foi criado para facilitar a utilização da nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), por parte dos estudantes brasileiros que desejam ingressar em alguma instituição do ensino superior público por meio da lista de espera SiSu 2020.

Voltado para quem deseja disputar vagas de cursos concorridos de algumas das universidades públicas de maior renome e de mais qualidade, o SISU desperta mais interesse a cada ano que passa, atraindo as atenções de estudantes de todo o Brasil.

De sistema simples, que tem uma etapa única de inscrição, que é feita pela internet, e que apresenta uma nota de corte que é atualizada diariamente, permitindo aos estudantes candidatos acompanhar ao longo do processo qual é sua classificação parcial, o SiSu 2020 também disponibiliza de uma segunda chance, chamada de Lista de Espera, que nós vamos conhecer melhor nas próximas linhas deste artigo.

Lista de Espera Sisu 2020

Além da chamada regular do SISU, existe também uma segunda chance, que é conhecida como a Lista de Espera SISU, que permite ao estudante que não conseguiu ficar dentro da nota mínima de corte para o curso por ele desejado ter uma nova oportunidade.

Sempre que algum estudante desistir de uma vaga, ou pela não entrega dos documentos necessários para confirmar a matrícula, ou por simplesmente não respeitar os prazos estipulados, a vaga ociosa é direcionada a quem se encontra nesta Lista de Espera.

No entanto, é importante para os estudantes saber que seu funcionamento não é automático, sendo fundamental que haja atenção por parte deles, para que os procedimentos sejam feitos de modo eficiente, garantindo a participação dele na Lista de Espera do SISU.

Somente os estudantes que não foram selecionados na primeira opção de curso durante a chamada regular poderão participar desta Lista de Espera. Já no que diz respeito aos que foram selecionados na segunda opção, a eles é aberta a possibilidade de participar da inscrição desta nova etapa.

Outro ponto importante reside no fato de que só será permitido ao estudante participar da Lista de Espera seguindo a primeira opção de curso que foi por ele informada no momento em que a inscrição foi realizada.

Inscrição para a Lista de Espera

De processo bastante simples, a participação da Lista de Espera SISU 2020, no entanto, não é algo automático, e por conta disto, como já foi dito anteriormente, exigirá atenção máxima por parte do estudante, para que não perca esta oportunidade por pura desatenção.

O boletim do candidato existente na página oficial do SISU, que é a:

  • sisu.mec.gov.br;
  • Deverá ser acessado pelo candidato, e logo na tela inicial, na qual está a opção de curso feita no momento da inscrição.

Lá o estudante deverá clicar em “participar da lista de espera”, sendo que logo em seguida, uma mensagem de confirmação será enviada pelo sistema. O prazo para participar desta Lista de Espera SISU normalmente começa no dia em o resultado da chamada regular é informado, durando por mais alguns dias (geralmente são 10).

Como já dito anteriormente, poderá participar da Lista de Espera SISU todo estudante que não foi selecionado na primeira chamada para a primeira opção e todo candidato que passou na segunda opção, mas que deseja tentar a segunda chance para a sua primeira opção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *